O que são terminações na lotaria?

A Lotaria Nacional, que se divide entre a Clássica e a Popular, não só é o jogo mais antigo em Portugal, como é também um dos mais populares, mas há ainda quem tenha dúvidas quanto ao que são as terminações na lotaria.

São várias as razões para o sucesso da lotaria, começando logo pela simplicidade do seu funcionamento e pela forma fácil de apostar. Afinal de contas, basta ir a qualquer agente registado para o efeito e adquirir um dos vários bilhetes para se habilitar ao grande prémio em jogo.

No entanto, existe ainda outra razão muito forte que ajuda a explicar essa popularidade junto do grande público. É que a lotaria, especialmente a Popular, é o jogo nacional com as maiores chances de sucesso. Dizem os números oficiais que um terço de todas as cautelas são premiadas. Isto significa que uma em cada três frações têm prémio. Isso significa que é o jogo mais fácil para ganhar, com a relação entre custo e benefício mais apelativa.

Isso acontece devido a vários fatores. Para entender o processo é preciso, no entanto, entender como funciona a Lotaria Nacional. E, para isso, é necessário saber primeiro o que é uma cautela, uma fração e uma terminação.

O que é uma terminação?

Como o próprio nome indica, a terminação é o algarismo final do seu bilhete de lotaria. Ou, por outras palavras, é a última fração da sua cautela adquirida. E, na Lotaria Popular, acertar na terminação não só já dá dinheiro, como também uma aproximação a esse número.

Assim, quando confere os resultados da última extração da lotaria, a terminação da chave é por onde deve começar a conferir se foi um dos felizes contemplados. Ao acertar na terminação correta do sorteio, recebe imediatamente o dinheiro investido como prémio.

O que é uma cautela?

A lotaria é o mais tradicional jogo de azar – ou seja, que depende única e exclusivamente da sorte – e que consiste em acertar no número sorteado. Para isso, o jogador só tem que comprar um dos vários bilhetes emitidos para o efeito, pelos Jogos Sociais da Santa Casa da Misericórdia, com o número correto, composto por 5 algarismos.

É precisamente esse bilhete que é chamado comumente de cautela.

O que é uma fração?

Como vimos acima, a cautela é o nome que se dá ao bilhete da lotaria, que o jogador adquire em qualquer agente oficial (ou através da internet, no site oficial dos Jogos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

E cada cautela tem um número único e intransmissível, composto por 5 algarismos. E é precisamente cada um desses algarismos que é chamado de fração. Obviamente que, para vencer o primeiro prémio, o jogador tem que acertar nas cinco frações por inteiro. No entanto, cada uma dessas frações já dá direito a um prémio secundário. Obviamente, cada uma das frações corresponde a 1/5 do valor atribuído à cautela.

Probabilidades da Lotaria Popular

A Lotaria Popular existe em Portugal desde o século XVIII, altura em que foi legalizada e implementada pela rainha D. Maria I. Corria o ano de 1783 e o objetivo foi, não só combater o flagelo do jogo ilegal, como também obter uma receita extra para a caridade e para o estado social. Por isso, a gestão da lotaria foi entregue à Santa Casa da Misericórdia, o que se mantém até aos dias de hoje.

Estima-se, de acordo com os números oficiais, que 1 em cada 3 frações emitidas são premiadas. Tendo em conta que o valor de uma cautela varia entre os 2 e os 3 euros e que o prémio máximo varia entre os 50 mil e os 75 mil euros, dá para perceber que a relação entre custo e benefício é das mais competitivas que existe.

Assim, para apostar na Lotaria basta dirigir-se a um agente registado para o efeito e adquirir uma ou várias cautelas. Cada apostador pode comprar um número ilimitado de bilhetes, necessitando, para isso, de ter apenas mais de 18 anos de idade.

Ao acertar nas 5 frações sorteadas vence o primeiro prémio, mas basta acertar na terminação para recuperar o dinheiro investido.

Nota: O site ondesaiuomilhao.com não se responsabiliza por eventuais erros na divulgação de chaves e resultados.

Seja responsável, jogue com moderação. Caso precise de ajuda considere a Linha Vida , um serviço de Aconselhamento Psicológico anónimo, gratuito e confidencial.

Reply