Quem nunca sonhou em ganhar o Euromilhões que atire a primeira pedra. Afinal de contas, vencer o primeiro prémio do Euromilhões permite não só responder a uma série de obrigações, como também realiza até o sonho mais excêntrico de todos. Os maiores prémios do Euromilhões de sempre são um passo à frente, tornando os vencedores nos maiores excêntricos da Europa.
O Euromilhões é o jogo do tipo lotaria com o maior prémio de Portugal, o que é fácil de entender porquê, uma vez que é organizado em 12 países europeus diferentes. Com o aumento do número de apostadores, cresce também exponencialmente a quantia dos prémios. O primeiro prémio mínimo garantido é de 17 milhões de euros, o que é desde logo altamente apelativo.
No entanto, sempre que não há vencedores, esse valor acumula para o sorteio seguinte. São os chamados jackpots e, de acordo com as regras, podem ir crescendo até um prémio máximo de 250 milhões de euros.
Desde que foi criado, em 2004, mais de meio milhar de jogadores já acertaram no prémio máximo do Euromilhões. O maior número é de nacionalidade britânica, enquanto logo a seguir vem a França e a Espanha. Portugal surge no quarto lugar. São já 79 milionários portugueses à conta desta lotaria, contando com alguns dos maiores prémios do Euromilhões.
230 milhões de euros para um apostador britânico
Desde que o tecto máximo do primeiro prémio do Euromilhões foi estabelecido em 250 milhões de euros que este ainda não foi atingido. Até ao momento, o jackpot mais elevado de sempre aconteceu em julho de 2022, quando um apostador britânico, residente no Reino Unido, recebeu 230 milhões de euros depois de acertar num super jackpot do Euromilhões.
Este permanece, até há data, como o maior prémio de sempre atribuído por esta lotaria. Não admira que seja um dos jogos com mais apostadores em todo o mundo. Com prémios como este, quem é que não quer experimentar a sua sorte?
220 milhões para um apostador francês
Na segunda posição deste pódio está um apostador francês que, em outubro de 2021, acertou na chave correta do Euromilhões e levou para casa um jackpot de 220 milhões de euros.
Na altura, foi o maior prémio de sempre, pulverizando o recordo anterior em 20 milhões de euros. A sua identidade permaneceu em segredo, o que é fácil de compreender porquê. Afinal de contas, gerir uma fortuna deste tamanho não só não é fácil, como atrai também muitos amigos do alheio, a procurar tirar proveito do dinheiro alheio.
216 milhões de euros em 2022
Também no ano de 2022 e também no Reino Unido saiu aquele que é o terceiro maior prémio de sempre do Euromilhões. O jackpot que ocupa o terceiro e último lugar deste pódio foi de um pouco mais de 215 milhões de euros.
Mais exatamente 215 840 341 milhões. Também não é conhecida a identidade do feliz contemplado, mas podemos dizer-lhe a chave premiada. Foram então os números 3, 25, 27, 28 e 29, enquanto as estrelas da sorte foram a 4 e a 9.
190 milhões no maior prémio em Portugal
Portugal pode ser um dos países que mais aposta no Euromilhões, mas não é dos que tem mais sorte. O prémio mais elevado jamais atribuído no nosso país é apenas o 9º de uma lista dos maiores jackpots da história do Euromilhões.
Aconteceu em 2014, altura em que um apostador levou para casa 190 milhões de euros. Na altura era o limite máximo desta lotaria, um teto que haveria de subir pouco depois, primeiro para 200 milhões e, finalmente, para os catuais 250 milhões.
175,5 milhões no maior prémio ganho por uma sociedade
Apostar em sociedade ajuda a reduzir os riscos associados e a aumentar as chances de sucesso, uma vez que não só aumenta as probabilidades, como reduz também o investimento. Não admira portanto que muitas pessoas joguem em conjunto com amigos, familiares ou colegas.
Em 2019, na capital irlandesa de Dublin, registou-se o maior prémio de sempre do Euromilhões atribuído a uma sociedade. Foram 175,5 milhões de euros ganhos por 8 irmãos, que jogavam juntos desde o início do Euromilhões.
De tal forma que, no momento da vitória, um deles já tinha falecido. Contudo, para honrar a memória do irmão, continuaram a incluí-lo na sociedade, que acabou por acertar na sorte grande.
115,4 milhões no primeiro grande jackpot do Euromilhões
Para terminar esta lista dos maiores prémios de sempre no Euromilhões, uma menção especial aquele que foi o primeiro grande jackpot do Euromilhões. Em 2005, apenas um ano após a criação da lotaria, uma apostadora irlandesa ganhou aquele que era, à altura, o maior prémio de sempre do Euromilhões.
Foram 115,4 milhões de euros. Desta vez, a identidade da jogadora é conhecida: chamava-se Dolores McNamara. Por curiosidade, podemos dizer que esse prémio não ficou durante muito tempo na lista dos mais elevados jackpots de sempre do Euromilhões. Menos de um ano depois, em Fevereiro de 2006, três vencedores (incluindo um português), dividiram entre si 183 milhões de euros.