7 segredos do Totoloto que poucos conhecem

O Totoloto é um dos jogos mais antigos de Portugal e um dos mais populares. A sua popularidade junto do grande público deve-se à forma simples, fácil e rápida de jogar que permite em alguns segundos ficar habilitado a grande prémio. Há, no entanto, alguns segredos do Totoloto que poucos conhecem.


É certo que toda a gente sabe como se joga o Totoloto. É uma espécie de lotaria em que temos que acertar os 5 números vencedores, de 1 a 49. Além disso, existe ainda o número da sorte, de 1 a 13, que ao acertar recupera imediatamente o valor total apostado. E, no entanto, existem uma série de curiosidades por trás da história deste jogo, que a maioria das pessoas desconhece.

O valor dos prémios é menor sempre que a chave vencedora é inferior a 31

Os números do Totoloto vão de 1 a 49, mas o historial do sorteio mostra que, sempre que a chave vencedora é na maioria ou na totalidade inferior a 31, os prémios atribuídos são sempre menores. E porque será que isso acontece? Na verdade, é bem simples de entender e não tem nada a ver com conspirações ou coincidências misteriosas.

Este é dos segredos do Totoloto mais fáceis de explicar: deve-se ao fato de que a maioria das pessoas utilizar como números de jogo datas que são especiais para si, como aniversários, o casamento ou a graduação na universidade.

E as datas, como é sabido, só vão até 31. Por isso, sempre que a extração vencedora se fica por números baixos, a probabilidade de haver mais apostadores com prémios é maior e, consequentemente, o valor total atribuído é relativamente inferior porque é dividido por entre mais pessoas. Pode evitar este tipo de chaves com o nosso gerador de números aleatórios do Totoloto.

É mais provável ir à lua do que ganhar

 De acordo com os números, a probabilidade de ganhar o Totoloto é de apenas 1 em 25 789 492 hipóteses. Ou seja, é mais provável conseguir ir à lua num futuro próximo, do que ficar milionário na próxima extração. E, no entanto, milhares de pessoas continuam a tentar a sua sorte todas as semanas.

A explicação disto é muito simples e tem apenas a ver com a relação entre custo e benefício. Todos os apostadores sabem o quão improvável é ganhar, mas não é impossível. E pelo custo da aposta vale bem a pena tentar. Além disso, existe toda uma série de prémios secundários, bem mais fáceis de acertar, que ajudam a diminuir o investimento e a dar uma ideia de vitória, que nos leva a repetir a tentativa no futuro.

Cândida Gerardo foi ‘Miss Totoloto’

Desde que foi implementado em Portugal, no ano de 1985, que o Totoloto se tornou num dos mais populares jogos nacionais. Aliás, nos primeiros anos a adesão foi tão grande que a Santa Casa da Misericórdia teve mesmo dificuldade em responder a uma oferta tão maciça.

Além disso, as extrações do sorteio semanal, que continuam a ser transmitidas em direto na estação pública da RTP, eram seguidas por milhares de pessoas em todo o território nacional. Ao longo destas décadas, vários apresentadores têm sido o rosto oficial do Totoloto, mas a primeira de todas foi Cândida Gerardo. A apresentadora ficaria conhecida para sempre como a “Miss Totoloto”.

Membros do júri do Totoloto

Quem já assistiu a uma extração televisiva do Totoloto, já viu certamente que, logo no início, é saudado um júri composto por 3 elementos, que acompanha todo o sorteio

De acordo com a lei nacional, a extração só pode ser efetuada sob a supervisão daquelas três pessoas. O júri é assim composto por um representante do Departamento de Apostas Mútuas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, um membro do Governo Civil de Lisboa e outro da Inspeção-geral das Finanças.

Já foi extraído o número 0

Uma das situações mais insólitas de toda a história do Totoloto aconteceu em 1996, quando saiu o número 0. Essa situação, que não está prevista nos regulamentos, escapou à supervisão dos membros do júri que acompanham a extração e criou uma situação complicada de resolver.

Os próprios Gato Fedorento recuperariam o episódio na sua rubrica dos “Tesourinhos Deprimentes”, dando uma segunda vida a esse momento único. Na altura, o Governo Civil anulou o concurso, o que levou a grande polémica com um apostador, que reclamava o prémio total, por ter acertado os restantes números extraídos.

O que foi impossível de escapar foi das alegações de viciação do jogo.

Prémio máximo foi de 19 milhões de euros

Foi preciso chegar a 2015 para o Totoloto atribuir aquele que foi o prémio máximo jamais dado por este jogo em Portugal. Para isso, foram precisos 8 meses interruptos sem nenhum vencedor absoluto, o que permitiu acumular um primeiro prémio de 18 957 594 euros e 60 cêntimos. Uma fortuna que foi atribuída a um apostador residente no distrito de Setúbal.

Esse valor ultrapassou em muito o prémio que vem em segundo lugar desta lista, Em 2011, o Totoloto atribuiu um jackpot de 14,9 milhões de euros.

Acertar no Totoloto em direto

Um dos maiores sonhos de qualquer pessoa é ganhar no Totoloto. O famoso ilusionista nacional Luís de Matos, no então ano de 1995, propôs-se a fazê-lo em direto para todos os portugueses recorrendo a magi..

Foi um dos grandes momentos do maior ilusionista português de todos os tempos. Com uma semana de antecedência, Luís de Matos “adivinhou” a chave vencedora do próximo sorteio, que revelou depois à posteriori. Obviamente que tudo não passou de um truque, mas o ilusionismo é assim mesmo, um espetáculo.

Nota: O site ondesaiuomilhao.com não se responsabiliza por eventuais erros na divulgação de chaves e resultados.

Seja responsável, jogue com moderação. Caso precise de ajuda considere a Linha Vida , um serviço de Aconselhamento Psicológico anónimo, gratuito e confidencial.

Reply