Como funciona a lotaria popular?

A lotaria popular é dos mais antigos jogos do tipo lotaria, tendo sido criada em novembro de 1783 por decreto da rinha D. Maria I. Apesar de ser tão antiga, saber como funciona a lotaria popular não é conhecimento de todos, mas conhecer bem o jogo ajuda e bem.

As probabilidades da lotaria popular são diferentes de outros jogos do género e é mais provável conseguir o primeiro prémio do que no Euromilhões, e como tal o seu prémio é menor. Estas probabilidades atraem alguns apostadores com olho nos maiores prémios, mas primeiro há que saber como funciona esta lotaria.

Funcionamento da lotaria popular

A primeira extração da lotaria popular ocorreu no dia 10 de março de 1987, dando uma história rica a este jogo que foi disponibilizado para combater o aumento do jogo ilegal em Portugal na altura. É um jogo social que muitas vezes juntou multidões perto da sede da Sanda Casa da Misericórdia. As pessoas juntavam-se para saber primeiro os números sorteados.

A lotaria popular funciona através da emissão de bilhetes numerados. Enquanto com o Euromilhões á o apostador a escolher os números em que quer apostar um a um, nesta lotaria os bilhetes já vêm com a chave criada, e o apostador escolhe a chave que quer.

Para participar no sorteio da lotaria popular é preciso comprar estes bilhetes numerados, sendo que o plano de prémio de cada extração varia e é determinado previamente pela Santa Casa da Misericórdia.

Pode existir mais do que uma extração disponível de jogo a qualquer momento, e o apostador ai terá de escolher a que pretende – cada uma terá um tema diferente. Os números que vai ter no seu bilhete são aleatórios, mas como pode escolher o bilhete deverá ter alguma atenção.

Isto porque os prémios na lotaria popular começam por ser vistos através da terminação. Basta acertar em alguns números no Euromilhões para ter prémio, mas na lotaria precisa de acertar nas terminações primeiro e vê-se o prémio a partir daí.

Por norma, apostar na lotaria popular custa entre 2 a 3 euros dependendo da extração. Algumas edições especiais podem ter um custo superior, mas nestes casos o primeiro prémio será também superior.

Juntamente com a lotaria clássica, a lotaria popular faz parte da lotaria nacional. Estes dois jogos são os com maior probabilidade que há de sair o primeiro prémio, apesar de o prémio ser notoriamente inferior aos de jogos como o Euromilhões.

Prémios na lotaria popular

O valor do primeiro prémio na lotaria popular varia entre os 50.000 e os 75.000 euros. Não é, no entanto, o único prémio. O segundo prémio costuma ser de perto de 6.000 euros, e o terceiro de 3.000. Entre todos estes patamares, há alguns outros prémios de até 5.000 euros distribuídos.

Até 54 apostadores podem ganhar 250 ou 125 euros, se tiverem os 4 algarismos finais iguais aos do 1º e 2º prémios respetivamente. Ganha-se também 75 ou 50 euros com os 4 algarismos finais iguais aos do 3º e 4º prémios respetivamente.

Daí os prémios vão descendo em patamares até aos que têm os 2 algarismos finais iguais aos dos primeiros prémios. Milhares apostadores recebem o dinheiro de volta nos seus bilhetes ao terem o algarismo final – a terminação – igual ao do primeiro prémio.

Há também milhares de apostadores que recebem o preço do bilhete de volta, os 2 euros, por terem a terminação igual a um algarismo que é sorteado. Todos estes resultados podem ser consultados no site dos Jogos Santa Casa.

Onde jogar na lotaria popular

Agora que sabe como funciona a lotaria popular, está na altura de saber como jogar se assim o quiser fazer.

Há mais do que uma forma de jogar na lotaria popular. Como descrito acima, tem de escolher um bilhete com números já definidos, mas pode de qualquer modo escolher os números que quer no seu bilhete antes de o comprar.

Fisicamente em quiosques

Pode jogar através de um quiosque aderente que faça parte da rede dos Jogos Santa Casa, bastando apenas escolher o bilhete fisicamente e consultar mais tarde se tem prémio ou não. O bilhete é á validado depois de pagar e fica automaticamente inscrito para o sorteio.

O bilhete deixa de ser válido depois de uma extração, logo tem mesmo de consultar se conseguiu prémio na próxima ou não. As extrações são feitas todas as quintas-feiras. Por ser bastante simples, este é o método mais simples para se apostar na lotaria popular.

Online no Portal dos Jogos Santa Casa

Alternativamente, pode jogar na lotaria popular através do portal dos Jogos Santa Casa, onde pode jogar em muitos outros jogos do tipo lotaria também. Para tal, precisa de seguir estes passos:

  1. Vá ao portal dos Jogos Santa Casa
  2. No separador “jogar” escolha “lotaria popular”
  3. Clique em “comprar” e escolha um bilhete, bem como as frações
  4. Adicione ao seu carrinho o bilhete, ou carregue em “apostar já” se tiver terminado a compra

Através do portal dos Jogos Santa Casa pode também consultar os prémios e ver se ganhou.

Reply