Lotaria popular: como ver se tem prémio?

A lotaria popular é um dos mais antigos jogos de lotaria que existe em Portugal, tendo sido criada enquanto lotaria nacional em novembro de 1783. Saber na lotaria popular como ver se tem prémio é importante ainda nos dias de hoje para levantar possíveis ganhos.

A exploração da lotaria popular é feita por bilhetes com números, sendo que os números nos bilhetes emitidos determinam a participação no sorteio da lotaria. Estes sorteios, chamados extrações, são feitos com supervisão. 

As probabilidades da lotaria popular são melhores que as de muitos outros jogos, logo é mesmo importante saber ver se tem prémio.

Ver se tem prémio na lotaria popular implica sempre ver o verso do bilhete, ou visitar o portal dos Jogos Santa Casa e procurar no website o plano oficial de prémios para a atual extração da lotaria.

A extração da lotaria popular é feita sempre à quinta-feira por volta das 12h30, apesar de não ser transmitida na televisão. Os prémios máximos nesta lotaria são por norma entre 75 mil a 150 mil euros, sendo a norma entre os 50 mil e os 75 mil, existindo pelo meio vários prémios mais pequenos.

Ao jogar na lotaria popular pode haver mais do que uma extração, e aí terá de ver em qual quer participar. Cada fração corresponde a um quinto do valor do atribuído ao bilhete, sendo que em média uma e cada três é premiada.

Os prémios são designados de acordo com as terminações de quatro principais prémios:

  • 1º Prémio
  • 2º Prémio
  • 3º Prémio
  • 4º Prémio

O primeiro prémio é sempre o melhor premiado. Cada bilhete emitido tem 5 números nele, e para acertar no primeiro prémio é necessário acertar nos cinco algarismos do número vencedor, que pode consultar todas as semanas.

Para o segundo, terceiro, e quarto prémios é também necessário acertar nos 5 algarismos sorteados.

É possível receber qualquer coisa podendo acertar apenas nas terminações destes prémios para ter, pelo menos, o dinheiro investido no bilhete de volta. Estas terminações acontecem com um, dois, ou três algarismos finais sendo que quantos mais tiver, maior o prémio.

Além disso, ter os algarismos finais próximos do 1º prémio vale mais do que ter próximos do ao 2º, tal como com as aproximações. Distribuem-se também prémios “aos números cujos algarismos finais sejam iguais a quaisquer das sequências que, para o efeito, se hão-de formar.” O número de sequências que se formam depende da quantidade de algarismos.

Existem ainda prémios para os números nas centenas do 1º, 2º, 3º, e 4º prémios. Assim sendo, para na lotaria popular ver se tem prémio, tem de ter atenção a:

  • Chave total para os prémios principais;
  • Terminações;
  • Aproximações;
  • Sequências que se formam;
  • Centenas dos prémios;

Pode ver se tem prémio na lotaria popular através de simuladores online ou através do Portal dos Jogos Santa Casa. Neste, precisa apenas de inserir o número do seu bilhete.

Depois de ver se tem prémio na lotaria popular, pode vir a verificar que realmente ganhou qualquer coisa. A forma de levantar depende do valor total a ser levantado.

Em Portugal, todos os prémios acima de 2 mil euros implicam a identificação do vencedor, o que significa que na verdade grandes ganhos nunca ficam anónimos. O apostador tem, de qualquer modo, direito a privacidade.

Registando a lotaria através do site oficial dos Jogos Santa Casa, deve preencher o devido formulário online para validar os seus dados. Após a validação, o prémio da lotaria popular é transferido para o IBAN que indicar.

Para prémios superiores a 5 mil euros, tem de entregar o formulário pessoalmente nas instalações do Departamento de Jogos da Santa Casa, onde se procede à respetiva identificação pessoal. Só depois lhe é transferido o prémio.

Prémios mais baixos podem ser levantados em qualquer agente certificado dos Jogos Santa Casa, tais como tabacarias. Para receber apenas precisa de apresentar o bilhete com prémio.

Apesar de não ser possível saber quais os números que mais saem na lotaria, saber como levantar o prémio e tendo em conta as fortes probabilidades, o jogo torna-se mais atrativo.

Agora que já sabe como ver se tem prémio na lotaria popular e como reclamar os ganhos que pode vir a ter, falta apenas saber onde pode apostar para testar a sua sorte.

Há mais do que uma forma de jogar, sendo que precisa apenas de comprar um bilhete com os números que escolher para participar no sorteio da lotaria.

Fisicamente em quiosques

A rede de mediadores dos jogos Santa Casa tem vários quiosques e outros estabelecimentos aderentes como os postos dos CTT, e para jogar nestes precisa de se deslocar aos mesmos fisicamente. Ao pagar, é validada a inscrição no próximo sorteio.

Note que o bilhete da lotaria deixa de ser válido após uma extração, logo esteja atento ao sorteio da lotaria popular para o caso de ter prémio. Não perca o bilhete.

Online no portal dos Jogos Santa Casa

A outra alternativa para apostar na lotaria popular é o portal digital dos Jogos Santa Casa. Precisa apenas de ir ao portal e carregar no separador “jogar.”

Depois, escolha “lotaria popular” e “comprar,” para que possa escolher a sua aposta neste jogo de azar. Adicione-a ao seu carrinho e carregue em “apostar já” para terminar a sua compra.

Através do portal, pode também ver se tem prémio na lotaria popular. Salientamos que prémios com valor superior a 5 mil euros estão sujeitos a imposto de selo, à taxa legal em vigor.

Reply