Como jogar na Lotaria Clássica

A Lotaria Clássica é um dos jogos mais populares e conhecidos de Portugal, ou não fosse ela a mais antiga de todos. Apesar disso, nem todos os portugueses sabem como jogar na Lotaria Clássica. Tal como qualquer lotaria, também esta é um jogo de azar, que depende única e exclusivamente da sorte. No entanto, também é um dos mais favoráveis deste tipo, uma vez que cerca de um terço dos bilhetes emitidos são premiados.

De acordo com os cálculos oficias, a probabilidade de ter um prémio numa extração da Lotaria Clássica é de 18,3%. Sonhar não custa, e semanalmente, milhares de pessoas continuam a tentar a sua sorte. A relação entre custo e benefício é muito atrativa, pois com uma simples aposta é possível ganhar milhares. Além disso, os prêmios secundários ajudam a compensar o investimento e incentivam as pessoas a tentarem a sorte novamente no futuro.

O que é a Lotaria Clássica?

Antes de vermos como jogar na Lotaria Clássica, é importante explorarmos primeiro como funciona este jogo de azar. A Lotaria Clássica é um típico jogo de lotaria, que consiste então num número de cinco algarismos, que o apostador tem de acertar.

As extrações são semanais e saem todas as segundas-feiras, num sorteio que tem transmissão em direto no segundo canal da RTP, sempre por volta das 21h45. O preço de cada cautela varia entre os 5 e os 10 euros, de acordo com a edição, e o primeiro prémio pode ir dos 600 mil euros até aos 1,2 milhões de euros.

Como e onde se pode jogar na Lotaria Clássica?

O lema dos Jogos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foi, durante muitos anos, “é fácil, é barato e dá milhões”, uma máxima que ficou inscrita na própria memória coletiva portuguesa. E a verdade é que essa é mesmo uma das razões da popularidade da Lotaria Clássica. É que é um jogo muito fácil, simples e rápido de apostar.

Para jogar na Lotaria Clássica tem que comprar um dos bilhetes emitidos, a chamada cautela. Cada apostador pode comprar a quantidade de bilhetes que entender, uma vez que não existe qualquer limite máximo.

O único requisito é ter mais de 18 anos, uma vez que o jogo é apenas permitido a quem é maior de idade em Portugal. E, para isso, basta ir a qualquer um dos estabelecimentos registados para o efeito, onde pode escolher a cautela fisicamente e ficar automaticamente habilitado para a inscrição.

No entanto, nos últimos anos passou também a ser possível apostar a partir de casa, graças ao advento da internet. Os Jogos Sociais da Santa Casa rapidamente abraçaram o progresso e, apenas com um dispositivo com acesso à internet, pode agora jogar na Lotaria Clássica sem sair sequer do conforto do seu lar.

Para ver se tem prémio num sorteio da Lotaria Clássica precisa de verificar o número em que apostou e os números do sorteio, além das suas terminações e combinações.

O que é uma cautela?

Como referimos acima, a cautela é o boletim de jogo da Lotaria Clássica, que necessita para se habilitar ao prémio extraído. A cautela é constituída por um número de 5 algarismos, único e intransmissível, que será a sua aposta.

Pode escolher o número que pretende ou pode escolher um aleatório. Existem apostadores que preferem jogar sempre com a mesma terminação, por uma questão de superstição ou instinto, enquanto outros preferem antes mudar todas as semanas e deixar essa escolha nas mãos da sorte.

De realçar que este é o número sob o qual serão determinados os resultados. Não existe limite mínimo de cautelas que cada pessoa pode comprar, o que significa que, quantas mais adquirir, maiores serão as suas probabilidades de não sair de mãos a abanar.

Além disso, não se esqueça de conferir, além do número a sorteio, todas as terminações e combinações, já que estas também dão direito a prémios secundários.

Como jogar online?

Se a Lotaria Clássica já era um jogo simples e rápido de jogar, com o advento da internet e dos dispositivos móveis isso tornou-se ainda mais eficiente. Para isso, só necessita de um dispositivo com acesso à rede.

Entre no portal oficial dos Jogos da Santa Casa, crie uma conta pessoal, escolha o separador “Jogar” e escolher o menu “Lotaria Popular”. A partir daqui é muito simples. Clique em “Comprar” e selecciona o bilhete e as respectivas fracções desejadas, adicione ao carrinho de compras e proceda ao pagamento.

O que se pode ganhar?

Como já tivemos oportunidade de referir nas linhas acima, o primeiro prémio da Lotaria Clássica ronda, em média, um máximo de 600 mil a 1,20 milhões de euros, de acordo com a quantidade de bilhetes vendidos.

Enquanto o primeiro prémio é o mais apetecido, como é óbvio, o segundo também não é nada mau, já que corresponde a cerca de 10% do valor total em jogo. E, respetivamente, o terceiro prémio corresponde a 5% desse valor total.

No entanto, ao acertar na terminação do número premiado já tem direito a um prémio secundário. Daí que seja o jogo de azar em Portugal com a probabilidade mais alta de ter um prémio. E também daí que seja um dos jogos mais procurados em todo o país.

Assim, podemos dividir os prémios da Lotaria Clássica nos principais, para quem acertar no número completo; nas terminações, para quem acertar no último algarismo, nos últimos dois ou nos últimos três; as sequências formadas pelas frações; e também as centenas dos prémios.

Reply