Lotaria clássica: probabilidades que deve conhecer

A grande questão relativamente á lotaria clássica, um dos mais populares jogos de azar em Portugal, é a mesma que em muitos jogos de azar: quais as probabilidades de a vencer? E as de ganhar qualquer coisa?

A verdade é que de entre todos os Jogos da Santa Casa, a lotaria clássica é aquele que oferece melhores chances de sucesso, sendo o Euromilhões o menos provável.

Probabilidades na lotaria clássica

Diz a matemática que, em média, uma em cada três fracções é premiada. Por isso, é um dos jogos de azar mais apelativos e interessantes junto dos apostadores nacionais.

Como comparação, por exemplo, a probabilidade de ganhar qualquer coisa no Totoloto é de cerca de 15%. As probabilidades certas na lotaria clássica não são fáceis de se saber, e devem caber apenas aos Jogos Santa Casa.

No entanto, tendo em conta a forma como funciona o jogo de azar e a generosa distribuição de prémios, podemos assumir que a probabilidade de ganhar também é maior do que noutros jogos deste género.

Esta probabilidade de ganhar a lotaria deve, de qualquer forma, ser infíma, tendo em conta que falamos numa distribuição de uma grande quantidade de dinheiro.

Como funciona a lotaria clássica

Em 1955 a Lotaria Nacional adquiriu este nome, que mantém até aos dias de hoje, e nos anos 80 eram lançadas as lotarias popular e a clássica, com preços mais acessíveis. O objectivo era combater o jogo ilegal, que proliferava um pouco por todo o território nacional, e captar e fidelizar novos apostadores. 

Além disso, ao serem geridos pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, os jogos da Lotaria Nacional serviam para financiar e melhorar os serviços da instituição na sua economia social.

A lotaria clássica, tal como a popular, consiste na emissão de boletins numerados – conhecidos popularmente como cautelas ou taludas – que podem ser adquiridos por qualquer jogador desde que seja maior de idade, para os quais é extraído semanalmente um número. Esse é constituído por 5 algarismos, chamados de fracções, e quem os acertar a todos vence o primeiro prémio.

Na lotaria clássica, as frações e as séries dos bilhetes estão associadas a diferentes extracções, relacionadas com eventos ou efemérides específicas. 

O valor de cada cautela depende do tipo de extração, podendo assim serem concursos ordinários, especiais ou extraordinários. O preço das primeiras é de apenas 5 euros por cautela, da segunda de 10 euros e as últimas de 15 euros. 

O valor também é distinto para cada uma dessas extrações e corresponde a 1/5 do valor atribuído ao bilhete, o que significa que o prémio pode ir até a um máximo de 12 milhões e 500 mil euros, o que acontece na popular Lotaria do Natal.

Assim, a lotaria clássica não só é a lotaria com as maiores chances de sair, como é o jogo social da Santa Casa da Misericórdia que tem as melhores probabilidades de acertar no primeiro prémio. 

Os seus sorteios realizam-se todas as segundas-feiras, às 21h45, com transmissão em directo na RTP2.

Como melhorar as suas probabilidades na lotaria clássica

A lotaria clássica depende única e exclusivamente da sorte, o que quer dizer que não existe uma fórmula mágica e infalível para acertar na sua extracção. 

E quem lhe garantir o oposto é porque estará certamente a mentir. No entanto, existem alguns truques e dicas que pode seguir para mitigar os riscos associados e aumentar as suas chances de sucesso. 

Jogue em sociedade

Um dos conselhos passa por jogar em sociedade em detrimento de apostar isoladamente. Ao fazê-lo em equipa, juntamente com amigos, familiares ou colegas, estará a diminuir o seu investimento e a aumentar exponencialmente as suas probabilidades de vitória ao ter maior exposição à extração.

Além disso, deve procurar evitar jogar com um número fixo, já que isso o leva a limitar as suas opções, o que, por sua vez, poderia levar a diminuir as suas chances de sucesso.

Tenha em conta os números em que joga

O mesmo acontece a procura manter padrões junto dos números a escolher. Por tudo isso, deve optar sempre pela aleatoriedade, até porque existem números mais populares que outros. Saber quais os números que mais saem na lotaria nao é possível. 

Tendo em conta que a probabilidade de cada um dos números sair ser exactamente a mesma, o estar a limitar a sua aposta a determinada combinação de algarismo afecta directamente as suas probabilidades matemáticas.

Aposte no site oficial

O site oficial dos Jogos Sociais da Santa Casa da Misericórdia permite aos jogadores nacionais apostarem online, sem sair do conforto do seu lar, optimizando ainda mais a experiência de jogar. 

Além disso, permite apostar num boletim aleatório, ajudando-o nessa tarefa de escolher um ou mais números. Caso tenha prémio, este é automáticamente distribuido na sua conta, não tendo de perder tempo a ir colecioná-lo.

Reply