Lotaria nacional espanhola: tudo o que precisa de saber

A Lotaria Nacional espanhola não só é uma das mais populares em todo o mundo, como é também das mais antigas. A sua criação recua ao século XVIII, mantendo-se praticamente interrupta e com apenas ligeiras modificações e atualizações para os dias de hoje.

Por tudo isso, é um dos jogos de azar mais jogados em todo o território de Espanha e é também uma verdadeira instituição do país, cuja tradição centenária já está completamente enraizada nos hábitos e costumes do povo espanhol.

Um dos segredos do sucesso da lotaria nacional espanhola é a forma simples, fácil e rápida de jogar, estando disponível para toda a gente que seja maior de idade. A lotaria é gerida pela SELAE, as iniciais de Sociedad Estatal de Loterías y Apuestas Del Estado, uma instituição pública que depende do Ministério da Economia do Governo espanhol, que garante também credibilidade e segurança a todos os apostadores.

Os números anuais são impressionantes e demostram a grandeza da lotaria nacional espanhola junto dos espanhóis. A faturação anual da SELAE ronda os 9 milhões de euros, o que representa um lucro de mais de 2 mil e 500 milhões de euros e uma fatia do mercado do jogo no país de mais de 35%.

Não é por acaso que esta é uma das empresas públicas mais bem sucedidas de Espanha, até porque esta apenas conta com 600 trabalhadores nos seus quadros.

Num país habituado a ver as suas contas públicas a bater no vermelho quase todos os anos, torna-se interessante ver como este é um negócio rentável para aumentar os cofres do Estado, sem carregar mais os bolsos dos contribuintes com novos impostos ou taxas.

Como funciona a lotaria nacional espanhola

A lotaria nacional espanhola baseia-se no formato mais básico da lotaria, o tradicional jogo de azar por excelência. Este consiste no sorteio aleatório de números em troca de um prémio monetário para com o vencedor.

E, sendo um jogo de azar, assenta única e exclusivamente na sorte e não na habilidade do apostador. Por isso, não existem fórmulas mágicas ou infalíveis de acertar. Para jogar na lotaria de Espanha apenas tem que comprar um ou mais bilhetes respetivos, chamado de décimo.

O seu valor depende do sorteio em que participa, uma vez que existem dois por semana: o primeiro à quinta-feira e o segundo ao sábado. Além disso, existem por ano extrações pontuais, que são os sorteios extraordinários ou especiais, que ocorrem também ao sábado.

É o caso do sorteio extraordinário de Natal, por exemplo, um dos mais populares de toda a lotaria, até porque é jogado por apostadores de todo o mundo, que compram os seus bilhetes através da internet. Este é conhecido comumente por “El Gordo”.

Para ser o vencedor máximo tem que acertar no número de 5 dígitos do bilhete, se bem que existem outros prémios, como as aproximações.

A probabilidade de ganhar o primeiro prémio da lotaria nacional espanhola é muito baixo, mas o facto de ser improvável não significa que é impossível. O que atrai tantos jogadores é precisamente a relação entre custo e benefício, já que a tentação é grande. Em troca de um baixo investimento, a promessa de uma alta recompensa é elevada. E, além disso, os vários prémios secundários, significativamente mais baixos, permitem recuperar muitas vezes o investimento ou, pelo menos, minimizá-lo.

Qual a probabilidade de vencer a lotaria nacional espanhola?

A matemática permite-nos calcular com exatidão qual a probabilidade de ganhar o prémio máximo da lotaria nacional em Espanha. E não é um número agradável. É que a chance de sucesso é de apenas 1 em 18 milhões. E, no entanto, este continua a ser o jogo de azar mais popular em todo o território espanhol, incluindo as regiões autónomas insulares.

É verdade que as probabilidades de vitória são improváveis, mas não são impossíveis. Tudo depende da quantidade de apostadores e do prémio envolvido. E se analisarmos bem esta relação percebemos que a tentação é apelativa.

Afinal de contas, em troca de um investimento relativamente baixo, há a promessa de uma recompensa extremamente elevada.  Quando falamos do El Gordo, a popular lotaria nacional extraordinária de Natal, que atrai apostadores de todo o mundo devido ao seu prémio elevado, esses números são ainda mais impressionantes.

Diz a matemática que a probabilidade de vencer o primeiro prémio do El Gordo é de 1 em 100 milhões. No entanto, neste caso específico, além dos prémios serem ainda mais altos, há ainda outro atrativo: é que existem mais de 15 mil prémios secundários distribuídos, o que aumenta a chance de sucesso para pouco mais de 15%. Esta, diga-se, é a mesma probabilidade de ganhar qualquer coisa no Totoloto.

São, portanto, esses dos dois principais segredos do sucesso deste tipo de jogos. Além disso, a lotaria nacional de Espanha é também muito simples, fácil e rápida de jogar, tornando-se acessível a qualquer pessoa, desde que tenha mais do que 18 anos. Para comprar um dos vários bilhetes basta deslocar-se a uma das várias lojas reguladas e certificadas para o efeito, que se encontram espalhadas por todo o país.

A história da lotaria nacional de Espanha

A origem da lotaria nacional de Espanha remonta ao século XVIII, fazendo dela uma das mais antigas do mundo. Reza a história de que o rei Carlos III importou uma tradição muito popular à altura de Nápoles, a atual cidade italiana, com o objetivo de aumentar o erário público sem prejudicar mais o povo com novos impostos.

O primeiro sorteio da lotaria nacional espanhola aconteceu assim no ano de 1763, mais propriamente a 10 de dezembro. Até então, sofreu várias alterações, mas manteve-se interrupta, tornando-se no jogo mais popular entre os espanhóis. É por isso vista como uma parte quase integrante da sua própria cultura.

Em 1811, após a Guerra da Independência, a corte espanhola criou a Real Lotería Nacional de España, que é a base da lotaria como a conhecemos hoje em dia. Esta começou a ser sorteada no ano seguindo, primeiro apenas na região de Cádiz, e depois lentamente por toda a Andaluzia.

Apenas dois anos depois era extraído o primeiro sorteio a partir de Madrid, que se tornava na sede oficial da lotaria espanhola. Entretanto, o seu nome oficial há de alterar-se entre lotaria moderna e lotaria nacional durante vários períodos da história do país, até se fixar com o que mantém nos dias atuais.

Reply