Qual a probabilidade de ganhar o Totoloto?

Qualquer apostador já pensou na probabilidade de ganhar o Totoloto ou de outros jogos com prémios maiores e menores do que este. A verdade é que as probabilidades são sempre pequenas para jogos do tipo lotaria.

Ganhar um jogo deste género dá a qualquer um estabilidade financeira, que pode ser o suficiente para o apostador não se preocupar com a renda no fim do mês, nem as contas da água ou luz, por exemplo.

Apesar de ser possível alcançar uma forte estabilidade financeira deste modo, é importante saber que a probabilidade de ganhar o Totototo é baixa e que mais provável seriam outros jogos como por exemplo a lotaria popular.

A probabilidade de ganhar o Totoloto

As regras do Totoloto foram alteradas em Março de 2011, e passou a ser preciso acertar em 5 números num universo de 49 e em um ‘Número da Sorte’ em 13 hipóteses diferentes para conseguir o primeiro prémio. Isto reduziu a probabilidade de ganhar.

Ainda assim, a probabilidade de ganhar o Totoloto é de 1 em 24.789.492, o que significa que é bem mais provável ganhar este jogo do que o Euromilhões, por exemplo. A probabilidade de conseguir o segundo prémio é de 1 em 1.906.884, enquanto que o terceiro prémio já tem a probabilidade de 1 em 211.876.

Pode consultar na tabela abaixo as probabilidades de ganhar no Totoloto.

PrémiosProbabilidade
1 em 24.789.492
1 em 1.906.884
1 em 211.876
1 em 18.424
1 em 1.176
Número da sorte1 em 13

Havendo dois sorteios semanais, estas novas probabilidades significam que o prémio máximo se tornou também maior. Estes dois sorteios do Totoloto são feitos à quarta-feira e ao sábado, sendo a extração sempre feita à noite.

Antigamente, era 1,8 vezes mais provável ganhar o Totoloto, mas a diminuição de probabilidades foi feita de modo a que o jogo trouxesse mais apostadores e fosse mais fácil ganhar qualquer coisa apostando nele.

A probabilidade de ganhar qualquer coisa no Totoloto

Existem vários níveis de prémios no Totoloto o que significa que a probabilidade de conseguir ganhar qualquer coisa, ainda que seja apenas o seu dinheiro de volta, é bem superior à probabilidade de ganhar o primeiro prémio.

Neste jogo ganha-se prémio até ao acertar apenas o número da sorte. Aqui, sabemos que existe 1 em 13 hipóteses de conseguir prémio, visto termos de escolher 1 número de um universo de 13 em cada jogo.

Tendo em conta que apenas com dois números também já há prémio, isto significa que as probabilidades de ganhar qualquer coisa são de aproximadamente 15%.

Naturalmente, a sorte não calha a todos logo contar com estas probabilidades nunca é uma estratégia sólida. É importante evitar perder dinheiro nestes jogos e fazê-lo sempre com moderação.

Reply