O Euromilhões é uma lotaria europeia que foi lançada em 2004 e que oferece prémios milionários aos seus participantes. Mas em que países se pode jogar o Euromilhões?
Que países participam no Euromilhões?
O Euromilhões é jogado em nove países europeus: França, Reino Unido, Espanha, Portugal, Irlanda, Bélgica, Luxemburgo, Suíça e Áustria, que são os países organizadores desta lotaria Europeia.
Os sorteios do Euromilhões ocorrem todas as terças e sextas-feiras, pelas 20:45, em Paris e os jogadores podem apostar online ou em lojas autorizadas neles, escolhendo cinco números de 1 a 50 e duas estrelas de 1 a 12. O custo de cada aposta é de 2,50 € na maioria dos países, exceto no Reino Unido (2,50 £) e na Suíça (3,50 CHF).
Quais os países que pagam imposto no Euromilhões?
Apenas em três países são tributados os prémios do Euromilhões: Portugal, Espanha e Suíça.
Isto implica que, nestes países, os apostadores poderão não receber a totalidade do montante anunciado. Os impostos a pagar variam consoante o país e o montante do prémio. Em Portugal, em 2012 o Estado alterou a legislação para passar a tributar os jogos sociais explorados pela Santa Casa da Misericórdia.
Os prémios atribuídos pelo Euromilhões, o Totoloto, as lotarias e demais, que até então estavam isentos de imposto, passaram a ser taxados a 20%, sempre que excedam os 5 mil euros, fazendo Portugal um dos países que pagam imposto no Euromilhões.
Tal como Portugal alterou a legislação para começar a tributar os ganhos do jogo, a Espanha procedeu de forma semelhante na mesma época. E, apesar de ter estabelecido a mesma taxa de 20%, o governo espanhol foi mais além e fixou o limite mínimo para esta tributação nos prémios a partir de 2500 euros.
Curiosidades sobre o Euromilhões
O maior prémio de sempre do Euromilhões foi atribuído a um apostador britânico, que arrecadou cerca de 230 milhões de euros. O segundo maior prémio foi para um apostador francês que ganhou um jackpot de 220 milhões de euros, enquanto que o terceiro maior prémio foi também para um apostador britânico que ganhou pouco mais de 215 milhões de euros.
Além disto, o Euromilhões é o jogo que mais atraí os portugueses, que já apostaram mais de 8,9 mil milhões de euros nesta lotaria europeia, de acordo com dados disponíveis. Este “investimento” trouxe um retorno de 4,5 mil milhões de euros para Portugal.
Segundo a Santa Casa da Misericórdia, no entanto, houve já vários prémios avultados que nunca foram reclamados, incluindo dois segundos prémios, um de 351 mil euros, e um de 192 mil euros.
Outra curiosidade do Euromilhões passa pelas maiores “loucuras” cometidas pelos vencedores do sorteio estão: a compra de mansões excêntricas, automóveis de edições especiais únicas, oferta de automóveis a todos os amigos e familiares.