Saber quais o imposto sobre o Euromilhões no Luxemburgo é importante para quem aposta desde esse país. A verdade é que apostar no Euromilhões no Luxemburgo tem um atrativo extra, pelo menos comparado com quem joga em Portugal, visto que o valor dos prémios oferecidos neste país são sempre líquidos, o que significa que não há pagamento de qualquer percentagem ao Estado.
Ao contrário de Portugal, em que qualquer prémio ao jogo superior a 5 mil euros é taxado a 20%, no Luxemburgo todos os ganhos na lotaria são isentos de imposto.
Isso quer dizer que o que é publicitado é o que chega à sua conta bancária em caso de vitória. Na verdade, para quem vence o primeiro prémio, pode não parecer fazer muito diferença receber 15 milhões ou 12 milhões de euros.
Mas se pensarmos bem nisso, ainda é uma diferença considerável. E se estivermos a falar do jackpot máximo, de 220 milhões de euros, então esse valor ainda é mais significativo.
É de notar que apesar desta diferença nos impostos, há outras no que toca à fiscalidade no Luxemburgo que podem ser relevantes. Por exemplo, por lá existem outros custos a ter em conta como o imposto sobre herança, que é exponencial e muito mais elevado do que em Portugal, por exemplo.
Significa isto que se herdar os ganhos do Euromilhões de um familiar, irá ver ser cobrada uma percentagem elevada em impostos. E o mesmo acontece caso invista o seu prémio e este comece a gerar lucro, em que o imposto é de 42% sobre todos os ganhos superiores a 200 mil euros.
Quantas pessoas jogam no Euromilhões?
Euromilhões é a lotaria mais popular da Europa, pois abrange nove países: Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Irlanda, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça. Estima-se que, em média, entre 80 e 100 milhões de pessoas participem em cada sorteio.
De acordo com a matemática, as chances de ganhar o primeiro prémio são de uma em 139 838 160. No entanto, apesar de ser muito difícil, não é impossível. E, claro, sonhar não custa nada. Além disso, há muitos outros prémios menores, que também ajudam a reduzir o preço do bilhete.
O Euromilhões foi criado pelo operador francês Française des Jeux e no Luxemburgo quem se encarrega de operar o jogo no Luxemburgo é a Lotaria Nacional do país, que também deixa os apostadores entrarem no Joker Luxemburgo com 2 euros extra por aposta.
Este sorteio extra permite que se recupere o investimento extra apenas com a terminação, e pode dar prémios extra até 500,000 euros.
Pode interessar: Imposto sobre o Euromilhões em França: tudo o que precisa de saber
Porquê jogar nesta lotaria?
Já vimos acima que a probabilidade matemática de acertar no prémio máximo do Euromilhões é extremamente baixa. E, no entanto, milhões de pessoas continuam a tentar a sua sorte semanalmente nos nove países que fazem parte deste jogo.
São várias as razões que explicam esta popularidade, mas no fundo todas elas se resumem a uma só. É que a relação entre preço e benefício é extremamente vantajosa.
É que, a troco de uma aposta mínima de 2,5 euros, o apostador pode ganhar pelo menos 17 milhões de euros – o valor mais pequeno distribuído no primeiro prémio.
É uma relação extremamente competitiva e tentadora. Mas não só. Além disso, existem vários outros prémios secundários, cujas probabilidades de sair são mais altas, que minimizam o investimento e ajudam os apostadores a manterem-se motivados.