O Euromilhões é uma lotaria europeia organizada em 9 países da Europa, um dos quais o Reino Unido. As extrações do Euromilhões, que acontecem duas vezes por semana, ocorrem em simultâneo nestes territórios, o que significa que um cidadão de um destes países pode jogar livremente em qualquer um dos países parceiros, e para quem desde este país joga saber quais os impostos sobre o Euromilhões no Reino Unido.
O Euromilhões é a lotaria mais popular do continente europeu e com os prémios mais elevados. Só em Portugal, onde em 2017 mais de 3 mil milhões de euros foram para jogos sociais, grande parte da população – perto de 60% – aposta regular ou pontualmente neste jogo.
São números impressionantes, mas se pensarmos que, a troco de uma aposta de 2,5 euros, o jogador pode ganhar 17 milhões de euros, percebemos que a tentação é grande.
Em Portugal, todos os prémios obtidos no jogo que sejam superiores a 5 mil euros são taxados a 20% pelo Estado, chegando ao bolso do vencedor já com este valor descontado. Esta é uma recomendação Europeia, mas será que é assim nos outros países? Na verdade, isso muda dependendo do território de que estamos a falar.
Impostos no Reino Unido para vencedores do Euromilhões
Apesar de já não pertencer à União Europeia, depois do muito badalado acordo do Brexit, o Reino Unido continua a ser um dos países integrantes do Euromilhões, a maior e mais popular lotaria europeia. E, curiosamente, é mesmo um dos territórios onde mais compensa jogar visto que, tal como na Áustria, Bélgica, França, Irlanda e Luxemburgo, o valor dos prémios obtidos está isento de imposto.
Isso quer dizer que o valor total ganho pelo apostador é o valor líquido que lhe chegará ao bolso. Contudo, é necessário ter em conta que apenas pode reclamar um prémio do Euromilhões no país onde registou o seu boletim.
Leia também: Quais os impostos sobre o Euromilhões no Luxemburgo?
Isso serve para impedir que uma pessoa que vença o Euromilhões em Portugal se dirija ao Reino Unido para receber o prémio, de forma a poupar nos impostos. Quem aposta aceita as regras fiscais locais, mesmo que não seja um residente do país em causa.
Isso tem a ver com a lei inglesa, uma vez que nenhum prémio é taxado no país. Isto significa que a vantagem não se aplica apenas ao Euromilhões, mas a todos os outros jogos de azar geridos pelas autoridades do Reino Unido. Mas há exceções. Se, por exemplo, fizer uma doação ou uma oferta a um amigo, familiar ou simples conhecido, superior a 250 libras – a moeda local -, esse valor já está sujeito a imposto.
Falando em grandes valores, vale a pena mencionar que o Reino Unido não foi apenas pioneiro em isenções fiscais para vencedores da lotaria, mas também foi o palco de um dos maiores prémios já concedidos.
Super Jackpot do Euromilhões saiu no Reino Unido
Já aqui mencionámos que o valor do primeiro prémio do Euromilhões é de 17 milhões de euros, mas o que não referimos é que este número pode aumentar. É que, sempre que não haja vencedores da chave completa, esse valor passa para a semana seguinte, acumulando exponencialmente.
E se nessa próxima extração voltar a não haver vencedores, o primeiro prémio da semana seguinte volta a aumentar. São os chamados jackpots que podem aumentar até um prémio máximo de 220 milhões de euros.
E a verdade é que já houve alguns felizes contemplados a levar para casa este tipo de valores astronómicos. Dois residentes do Reino Unido, o casal Andrian e Gillian Bayford, arrecadaram 190 milhões de euros em Agosto de 2012 num dos primeiros Super Jackpot do Euromilhões, tornando-se nos maiores premiados do Euromilhões à data.
Mas nem tudo foram rosas. Apesar de terem aproveitado ao máximo, com investimentos em imobiliários e outros caprichos, assim como algumas férias de luxo, o casal acabou por se divorciar, confessando que a fortuna influenciou essa má relação.
Além disso, forma alvo de vários pedidos de ajuda e tentativas de extorsão por parte de terceiros, o que prova que a fortuna não é apenas sonhos e aspetos positivos. É fundamental adotar uma postura sensata e responsável, reforçar a segurança e manter um perfil privado para não atrair amigos do alheio e outros interesseiros.
Mais recentemente, em junho de 2023, um apostador do Reino Unido ganhou um total de 130 milhões de euros, ou 111.709 milhões de libras, ao acertar em todos os números e nas duas estrelas de um sorteio do Euromilhões.