Lotaria popular: prémios máximos e como são distribuídos

A lotaria é a essência mais básica do jogo de azar e consiste no sorteio de números aleatórios em troca de um prémio monetário. É simples e fácil de jogar, com os prémios da lotaria popular a serem bem interessantes ainda que o jogo seja acessível.

Os jogos de azar são aqueles que dependem única e exclusivamente da sorte e do azar dos jogadores. Não quer dizer que não existam truques e dicas que permitam minimizar o risco e aumentar a chance de sucesso, mas por definição este tipo de jogo não tem qualquer forma infalível de ganhar sempre.

Além disso, são jogos cujas probabilidades de sucesso são sempre muito reduzidas, mas apesar de improváveis não são impossíveis de ganhar. E é isso que atrai os apostadores. Como o prémio monetário é geralmente muito apetecível, a relação entre custo e benefício acaba por ser tentadora.

A lotaria popular é o mais antigo jogo de azar em Portugal e surgiu como o conhecemos hoje em 1987, também como resposta ao jogo ilegal das rifas que proliferava então no país.

Tal como a lotaria clássica, a popular faz parte da Lotaria Nacional, gerida pelos Jogos Sociais da Santa Casa da Misericórdia. Os sorteios da lotaria popular ocorrem todas as quintas-feiras, às 12h30.

Prémio máximo na lotaria popular

Todas as semanas, a lotaria popular distribui generosos prémios em Portugal. A extração é feita sempre à quinta-feira, pelas 12h30, e apesar de não ter transmissão televisiva, continua a ser uma das lotarias mais populares no país.

Isso prende-se também com o facto de ser um jogo relativamente barato e com uma das mais altas taxas de probabilidade de vencer um prémio. Diz a matemática que 3 em cada 10 números emitidos são premiados.

Entenda como funciona a lotaria popular: o jogador compra o seu bilhete com um número de cinco algarismos, que será o número com que está a jogar. Cada jogador pode comprar a quantidade de bilhetes – conhecidos popularmente como cautelas – que bem entender.

Cada bilhete tem um custo nominal que varia entre os 2 e os 3 euros. Isso varia de acordo com o tipo de concurso.

Quanto aos prémios, estes variam igualmente de acordo com o tipo de extração. No entanto, podemos dizer que estes vão de 75 a 150 mil euros.

Plano e distribuição de prémios na lotaria popular

O prémio máximo na lotaria popular, como vimos acima, varia então entre os 50 e os 75 mil euros, de acordo com este tipo de sorteio também, se bem que depois existem vários outros prémios menos, incluindo muitos acima dos 5 mil euros, que já são bem significativos.

Para vencer o primeiro prémio é necessário acertar nos cinco algarismos do número vencedor, da mesma forma que é necessário acertar nos cinco algarismos do número vencedor dos segundo, terceiro, e quartos prémios.

No entanto, ao acertar na terminação correta do sorteio já permite recuperar o dinheiro investido, assim como uma aproximação à terminação. Quanto a acertar os 2 e 3 últimos algarismos do número premiado já pode chegar aos 15 euros de premiação.

Este plano de prémios generosos faz com que as probabilidades de pelo menos acertar e ganhar algo nesta lotaria sejam atrativos.

Apesar de ser um jogo de azar e, como tal, com uma probabilidade baixa de acertar, a verdade é que este é um dos jogos da Santa Casa com a maior taxa de sucesso. Estima-se que 3 em cada 10 bilhetes emitidos sejam premiados, o que ajuda a explicar também a grande popularidade da Lotaria Nacional. É que os prémios secundários ajudam a recuperar o dinheiro investido do apostador.

Como levantar prémios

A forma de reclamar um prémio da lotaria popular depende do seu valor total. Comecemos pelos mais altos. Todos os prémios em Portugal que sejam superiores a 2 mil euros exigem a identificação do vencedor, o que significa que as grandes fortunas nunca são anónimas. No entanto, o apostador tem direito à sua privacidade.

Assim, se registou a sua lotaria através do site oficial da Santa Casa da Misericórdia, deve preencher o respetivo formulário online. Após a validação dos seus dados, o dinheiro do prémio ser-lhe-á transferido para o IBAN que indicar.

 Contudo, para prémios superiores a 5 mil euros, tem que entregar o formulário pessoalmente nas instalações do Departamento de Jogos da Santa Casa, onde deve proceder à respetiva identificação pessoal. Só depois lhe será transferido o valor do prémio por transferência bancária.


Prémios mais baixos podem ser levantados diretamente em qualquer agente certificado dos Jogos Sociais da Santa Casa da Misericórdia. Para isso, só tem que apresentar o bilhete vencedor.

Impostos a pagar sobre ganhos

Todos os jogos de azar em Portugal estão sujeitos ao pagamento de imposto de selo adicional de 20 por centro quando o prémio é superior a 5 mil euros.

Esse valor é automaticamente retido na fonte. Em contrapartida, os prémios da lotaria não estão sujeitos a IRS. Normalmente, os prémios da lotaria popular e dos restantes jogos geridos pela Santa Casa da Misericórdia sãos sempre anunciados de acordo com o seu valor líquido.

No entanto, em caso de dúvida deve sempre certificar-se de que o imposto de selo já foi previamente descontado. É extremamente importante estar sempre a par de todos os tempos e condições antes de jogar.

Probabilidade de ganhar a lotaria popular

Tal como em qualquer jogo de azar, as probabilidades estão sempre do lado da casa. No entanto, o facto da vitória ser improvável não significa que seja impossível. E, além disso, sonhar não custa nada e continua a ser gratuito. É por isso que a lotaria – assim como o jogo, em geral – se mantém muito populares junto do grande público e deixa muitas pessoas atentas aos últimos resultados.

De facto, um bilhete da lotaria é extremamente barato tendo em conta a possibilidade do prémio monetário. Além do primeiro prémio, existem ainda uma série de prémios secundários, mais fáceis de acertar, que servem para minimizar o investimento. É tudo isso que faz com que a lotaria popular seja um dos mais jogados jogos em Portugal.

Dizem os números oficiais que este é um dos jogos com as maiores taxas de probabilidades de acertar. Existem ainda uma série de conselhos que pode seguir de forma a mitigar o risco e aumentar ainda mais as suas chances de sucesso.

Por exemplo, se jogar em sociedade estará a aumentar as probabilidades de vitória exponencialmente. Pode fazer equipa com os seus colegas, familiares e amigos para reduzir o investimento e aumentar a chance de acertar no primeiro prémio.

Opte por jogar com números menos procurados pelo público em geral. Isso quer dizer que, em caso de vitória, terá menos apostadores com quem dividir o prémio, por exemplo.

Por fim, opte por apostar apenas nas semanas em que o prémio é mais alto. Todas estas simples dicas servem para desequilibrar ligeiramente a balança a seu favor, garantindo prémios relativamente mais elevados em caso de vitória.

Reply