Mega Millions: Como funciona e como jogar nesta lotaria americana

Existem lotarias conhecidas pelos seus prémios absolutamente estrondosos, especialmente quando comparados com os que se praticam em Portugal. Uma destas lotarias é o famoso Mega Millions, que chega a ter prémios acima dos mil milhões de dólares.

É fácil de entender a diferença no valor monetário dos prémios. Uma lotaria espanhola como o El Gordo, o grande prémio natalício espanhol, reflete uma população de quase 50 milhões de pessoas e ainda atrai apostadores de fora.

Também é, por isso, fácil perceber porque os prémios máximos do Euromilhões são tão apelativos. Afinal de contas, é um jogo que conta com a participação de 9 países Europeus, a saber: Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Suíça, Irlanda, Bélgica, Luxemburgo e Áustria. Isso significa que, perante mais apostadores, maior é o valor monetário dos prémios oferecidos. Daí o nome da própria lotaria. O maior prémio até à data do Euromilhões foi de 230 milhões de euros. 

O maior prémio do Mega Millions, a maior e mais popular lotaria norte-americana, supera esse. Esta é uma lotaria que se estende por 45 estados daquele país, o que representa uma população de cerca de 300 milhões de habitantes. O prémio mais alto de sempre do Mega Millions foi de 1,5 mil milhões de dólares. Por isso, é também uma das lotarias mais apetecíveis em todo o mundo.

Como funciona o Mega Millions?

Como qualquer outra lotaria, o Mega Millions é um jogo de azar, o que significa que depende única e exclusivamente da sorte. É um jogo que envolve o sorteio de 5 números aleatórios, escolhidos de 1 a 70, mais um número dourado, de 1 a 24. É um formato extremamente semelhante ao popular Totoloto que se joga em Portugal, e até mesmo ao Euromilhões.

A aposta mais simples de todas custa apenas 2 dólares. É também o valor mais baixo de todos. Basta acertar na bola dourada, que se chama Mega Ball, para recuperar esse valor investido. No entanto, é o primeiro prémio, que é dado a quem acertar nos 5 números extraídos e na Mega Ball, que reside o verdadeiro tesouro. 

E quando não existem vencedores, o valor acumula para a extração seguinte. No entanto, existe uma curiosidade do pagamento do prémio máximo do Mega Millions. Este é dividido em pagamentos anuais durante um período de 29 anos ou, caso o vencedor assim o deseje, numa só transferência em dinheiro. Contudo, se a opção escolhida for esta última, o valor entregue será consideravelmente mais baixo, devido aos impostos associados.   


Por semana existem dois sorteios, sendo o primeiro à terça e o segundo à sexta-feira à noite. E, em apenas alguns estados, existe ainda a possibilidade de jogar apenas no Jackpot. Chama-se precisamente Just the Jackpot e é uma modalidade nova em que, por apenas 3 dólares, o jogador recebe duas apostas para este concurso à parte. 

Da mesma forma, o Megapliers é outro concurso complementar ao Mega Millions, disponível em apenas alguns estados, que custa uma aposta adicional de 1 dólar e que permite multiplicar um possível prémio até 5 vezes mais, caso acerte no número extraído de 1 a 15.

Como jogar no Mega Millions 

Como já tivemos oportunidade de indicar nos parágrafos iniciais, o Mega Millions é uma das maiores lotarias do mundo, que é jogada em 45 estados norte-americanos, mais as Ilhas Virgens e o Distrito de Columbia. No entanto, graças à internet, hoje em dia qualquer pessoa pode apostar também nesta lotaria, independentemente de onde reside. 

Existem vários sites e plataformas onde se pode registar e jogar, sem ter de viajar ou residir nos Estados Unidos. Depois, um agente local comprará o seu bilhete num revendedor autorizado, digitalizará o boletim e este será carregado na sua conta. 

É um processo simples, legal e seguro, mas que, para isso, deverá certificar-se de que o site que usar está devidamente regulamentado para isso. Este cobrará uma pequena comissão sobre o valor da aposta, mas que faz com que continue a compensar largamente jogar.

Para jogar no Mega Millions apenas precisa de entrar no site e escolher os 5 números principais de 1 a 70, mais a Mega Ball de 1 a 25. Pode selecionar os números que mais gosta ou utilizar uma ferramenta digital para uma escolha aleatória.

Probabilidade de ganhar o Mega Millions 

Como em qualquer lotaria, as probabilidades de ganhar o Mega Millions são altamente reduzidas. De acordo com a matemática, essa é de 1 em 302.575.350 – bastante inferior à probabilidade de ganhar o Euromilhões. No entanto, o fato de ser improvável não significa que seja impossível. 

É que, por apenas uma aposta mínima de 2 dólares, pode habilitar-se a ganhar, no mínimo, 1 milhão de euros. Este valor pode aumentar de acordo com os jackpots acumulados e os jogos secundários. Como já referimos acima, o valor máximo atribuído no Mega Millions foi de 1,5 mil milhões de dólares, que é absolutamente de deixar qualquer pessoa sem comentários.

Não admira, portanto, que apesar de ser uma lotaria difícil de ganhar, as pessoas continuem a jogar semanalmente. A recompensa é alta e, claro, existe toda uma série de prémios secundários, que ajudam a minimizar o investimento. 

Basta acertar um só número, neste caso a bola dourada, para recuperar os 2 euros da aposta inicial investidos. O Mega Millions é extremamente simples, fácil e rápido de jogar e essa é a outra razão que ajuda a explicar a sua popularidade e sucesso junto do grande público. 

A história do Mega Millions 

O início do Mega Millions não poderia ser mais diferente do que é hoje. Afinal de contas, nem sequer tinha o mesmo nome. Quando surgiu, no ano de 1996, chamava-se originalmente The Big Game – tendo sido rebatizado temporariamente de The Big Game Mega Millions apenas 6 anos depois -, sendo jogada em apenas 6 estados. Além disso, tinha apenas uma extração semanal, ao contrário das atuais duas. 

Foi em 2010 que se iniciou então a expansão e a mudança para que o Mega Millions se tornasse no que é hoje. A expansão foi gradual, mas em Maio já a lotaria estava legalizada e aprovada em 40 estados mais duas jurisdições norte-americanas – as Ilhas Virgem e no Distrito de Columbia. 

Existem algumas variações nas regras entre estados, mas no geral o funcionamento é semelhante e uniformizado, o que permite fazer desta lotaria inter-estatal uma das que oferece prémios mais elevados em todo o mundo.

Isso significa que, até à data, o prémio mais elevado dado pelo Mega Millions foi de 1,5 mil milhões de dólares, o que é absolutamente impressionante.

Reply